quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Desabafo do Baba Egbe Marcone D’Oyá









A caminhada estava linda, pena as Pessoas da própria religião não estarem lá! Futuramente sofreram as consequências! As outras religiões estão ai firmes e fortes... a marcha para cristo por exemplo, leva milhares para as ruas! Mas não culpo o povo de axé, culpo os próprios lideres das religiões afros.

A intolerância pra mim começa dentro dos terreiros e não na rua.
Nas ruas o que acontece, já são sequelas de nossas ações com o outro!
A desunião entre pais e mães de santo é uma intolerância!
São formados varias instituições como:

INTECAB,CENARAB,FICAB,federações e numa caminhada desta, onde estão elas? Cadê o povo de santo? A religião e o povo de axé não precisam de varias instituições, mas de uma que possa trazer a união, que resgate nossa historia, que não deixe nossa religião se perder, que lute pelos nossos direitos e que mude esse sistema, pois se não mudar, voltaremos às senzalas.

Sou um Ogã e fui a esta caminhada e lá pude perceber que as pessoas que se encontravam na Orla, nos bares, restaurantes, edifícios, receberam a caminhada com o maior carinho, as pessoas dançavam,batiam palmas e elogiavam. Será que eles veem essa manifestação como folclore brasileiro ou um povo que luta pela igualdade social, intolerância, contra o preconceito e racismo? Cadê o povo de santo nesta caminhada?

Cadê os pais, mães, instituições e federações que não articularam este povo para a caminhada? A intolerância religiosa não esta na sociedade brasileira, esta nos nossos ilês! Acorda meu povo! Quanto mais desunião e diferenças entre nós (as religiões africanas), mas espaço perderemos!
O que destruirá as religiões de matrizes africanas será a desunião!
Não adianta sairmos pelas ruas reivindicando da sociedade uma coisa que ela não tem culpa!

Que tal começar estas cobranças entre nós mesmos?
A desunião, as picuinhas, o egoísmo e a arrogância, são paradigmas que nos enfraquecem dentro da sociedade.

Os evangélicos são unidos, mesmo que existam diferenças entre eles, não mostram! E o povo de santo da Paraíba, mostrou a sociedade que existem muitas indiferenças entre nós.

Parecia um complô, cadê o povo de santo na 2ª caminhada? Falta de articulação? Mentira! Todos os lideres: federações, instituições que são varias e Ilês foram avisados... acredito que muitos estão preocupados é com seus próprios umbigos!!!... Apenas um desabafo!

FONTE-http://www.axeparaiba.com.br/2011/11/desabafo-do-baba-egbe-marcone-doya.html#.TrxNmV137Ng.facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário